Você sabia que a girafa é o animal com maior coração (proporcionalmente) dentre todos os mamíferos? Ela é capaz de limpar suas orelhas com a própria língua, com isso mantem os ouvidos limpos para escutar bem. E com seu longo pescoço, consegue enxergar mais longe e ter uma consciência ampliada do que está ao seu redor. Considerando estas características, a girafa se tornou o símbolo da comunicação não-violenta (CNV). A CNV não é uma técnica nem um método, é uma abordagem que precisa ser compreendida em seus conceitos e fundamentos e, principalmente, praticada. Desenvolver a comunicação é um desafio contínuo, seja para aprimorar relacionamentos, conduzir negociações ou manter a conexão com as pessoas, sobre este tema, indico:
- Livro Comunicação não-violenta, de Marshall Rosenberg
2. No TED The power of listening, William Ury cita 3 motivos para ouvirmos o outro: Entender o outro lado da questão, conectar com a outra pessoa e escutar abre espaço para ser escutado (duração de 15 minutos): https://www.youtube.com/watch?v=saXfavo1OQo&ab_channel=TEDxTalks
3. No livro A Arte de Argumentar, o autor Antonio Suarez Abreu apresenta orientações práticas e técnicas de linguagem para aprimorar a comunicação.