Estamos passando por grandes transformações, alguns dizem que é uma mudança de era: Era da Transcendência. Uma das transformações que já está acontecendo é o reposicionamento das organizações em relação ao capitalismo. Sobre este tema indico 2 livros que são leves, otimistas e um alento para acreditarmos em mudanças concretas e positivas!
O livro Empresas Humanizadas contextualiza os impactos e as possibilidades de conduzir os negócios nesta nova era. Com fatos e dados, confirma que é possível ser lucrativa E cuidar bem das pessoas: sociedade, parceiros, investidores, clientes e empregados (SPICE). O livro tem embasamento conceitual da Teoria de Multistakeholders de Edward Freeman e cases de empresas que entregam resultados acima da média de mercado fazendo o bem. Vale a pena a leitura: livro bem estruturado, leve e otimista!
Empreendedorismo Consciente é um livro com cases de empresários idealistas que mostram que é possível impactar positivamente a sociedade sem abrir mão da lucratividade. Os autores, Rodrigo Caetano e Pedro Paro, demonstram como a economia e desenvolvimento humano caminham juntos, este é o pilar que fundamenta o Capitalismo Consciente. “ O Capitalismo Consciente é uma abordagem de negócios que propõe associar lucro a propósito elevado nos negócios, gerando valor para todos os stakeholders. Esta abordagem está baseada em quatro pilares: propósito, integração de stakeholders, liderança consciente e cultura consciente.”