Escrevi este texto para te ajudar a entender o que é Transformação Digital e seu impacto nas relações humanas. Transformar é passar de um estado para outro, falando especificamente de Digital, a grande transformação está na velocidade de distribuir informações, na amplitude do alcance das pessoas e consequentemente, na forma de nos relacionar.
O exemplo clássico de Transformação Digital é o Uber, uma plataforma de mobilidade (um aplicativo) que utiliza a tecnologia para conectar cliente e prestador de serviço. Veja bem, Uber é uma empresa de tecnologia para mobilidade, não tem veículos como ativos e nem motoristas como funcionários, a empresa atua no Brasil desde 2014. Vou descrever aqui estes 3 impactos da Transformação Digital na plataforma Uber:
1) Velocidade de distribuição de informações: O uso de geolocalização permite uma comunicação direta em que o motorista é acionado de onde ele estiver e o cliente é atendido onde ele estiver, sem intermediário entre o motorista e o cliente. Parece óbvio, mas não foi sempre assim. Sem o serviço de geolocalização era necessário telefonar para a central de cooperativa de taxis (intermediário), que acionava os motoristas por rádio, solicitava que ele atendesse ao pedido de quem havia ligado para a central e passava o endereço do cliente que deveria ser atendido. Na relação sem intermediário, o cliente tinha que dar a sorte de encontrar um taxi livre, que não estivesse se deslocando para atender a um pedido via rádio da central de cooperativas, ou tinha que se deslocar até um ponto de taxi e achar um taxi livre no local. Se você tem menos de 20 anos deve estar duvidando, mas é sério! Era desta forma sim, eu tenho 40 anos e já passei por isso…..
2) Ampliação do alcance: Para ser taxista, o motorista precisa ter uma autorização legal (com aval do Poder Público Municipal), ter um veículo em seu nome ou fazer parte de uma cooperativa. As exigências são bem diferentes do processo para ser motorista de Uber, que estabelece critérios sobre as condições do carro (mas não sobre a propriedade do carro). A solicitação é feita eletronicamente por upload dos documentos solicitados no site da plataforma Uber.
3) Impacto nas relações: Como não há intermediários na relação entre o motorista e o cliente, é através da média das avaliações dos clientes que o motorista pode continuar ou não trabalhando na plataforma Uber. Até aqui sem grandes novidades, certo? Mas você sabia que, por exigência dos motoristas, a plataforma implementou avaliação dos passageiros? Sim, isso mesmo! O cliente é avaliado considerando seu comportamento, respeito ao motorista e cuidados com o carro. Dependendo da média das avaliações o motorista pode recusar atender aquele cliente (recusar a corrida) e o cliente com baixa avaliação pode a ser bloqueado da plataforma.
A plataforma Uber revolucionou o serviço de mobilidade, mas ela não pode parar: Transformação Digital continua transformando os negócios de forma muito rápida. A integração de sensores e sistemas de controle permitirá que veículos autônomos transportem as pessoas sem a necessidade dos motoristas. Você consegue imaginar quais serão as consequências desta tecnologia para a plataforma Uber, os motoristas e os clientes?
Espero que estas informações tenham ajudado você a compreender como a Transformação Digital impacta nos negócios e em nossa vida!