fbpx Scroll to top

Memo, de memorável


Heloisa Junqueira - maio 2, 2021 - 0 comments

As pessoas me perguntam de onde eu tiro as ideias dos memos e eu não sabia responder. (É MEMO mesmo, de memorável, como aprendi com Rachel Montenegro e Denise Eler não é mimo nem brinde). Outro dia me veio uma lembrança de infância e me dei conta de onde veio a ideia de um dos memos que os participantes da Formação em Design Organizacional recebem: o caleidoscópio, que entregamos no último módulo para simbolizar a conclusão dos encontros.

Meu padrinho, super presente em minha vida, trabalhava em um grande banco e ganhou em um evento do trabalho um caleidoscópio “embrulhado” no livro O Frio pode ser Quente.Ele me deu de presente e eu amei! Lembro que eu ficava intrigada em saber como era possível formar aquelas imagens em um tubo escuro, era legal ao mesmo tempo angustiante “trocar” a imagem que estava bonita, era angustiante não saber qual seria a nova imagem a se formar depois da “sacudida” nas peças.  

E isso se encaixa muito bem no trabalho de um Designer Organizacional: juntar as peças e formar algo único a cada movimento. Lidar com o caos, a incerteza e a beleza da mudança! 

Como o caleidoscópio é um cilíndrico, ele parece um diploma, e veio a ideia de simbolizar a conclusão da Formação (na verdade dos encontros, porque a Formação é uma Jornada que não se conclui….) Achei um fornecedor maravilhoso (Enlevo) que tem o kit para montar o caleidoscópio e ainda personaliza o adesivo que cobre o cilindro!  Além do nome do participante, colocamos as ilustrações feitas pela Priscila no livro DesigneRHs para um novo Mundo do Marco Ornellas, parceiro querido idealizador responsável por esta maravilhosa Formação, e que super acolhe as minhas ideias!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E o cartão? Utilizei um recorte da linda ilustração feita pelo Lucas Ideia Clara, ilustração feita em um evento que eu realizei em BH chamado Refresh Hour. Esta imagem capta bem a analogia de quebrar o cubo e aproveitar as peças, e aliviou minha frustração de não conseguir alinhar nenhuma linha, quanto mais um lado e o cubo mágico inteiro! Assumo que já tentei várias vezes alinhar, organizar e resolver este problema de lógica, mas não tenho esta capacidade! Canalizei as minhas habilidades para outras ações e percebi valor no que não se alinha, não se organiza e não se padroniza. Lidar com isso não é fácil, é literalmente um movimento contínuo, mas pode ser bonito e libertador!  

Então, respondendo a quem queria saber, o kit caleidoscópio veio da minha infância, do presente que eu ganhei do meu querido padrinho! Acho que eu tinha uns 10 anos quando eu ganhei este presente, e ele ainda é muito vivo na minha memória, rico de significado e afeto.

Busque em suas memórias afetivas as suas inspirações, desperte suas lembranças e se permita criar seus MEMOS! Garanto que fará bem para quem os receber e para você, assim como fez bem para mim relembrar este presente tão significativo da minha infância!

Insira um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *