fbpx Scroll to top

Impressão 3D: vilã ou aliada?


Heloisa Junqueira - maio 1, 2021 - 0 comments

Impressão 3D é um processo de fabricação de um objeto físico a partir de um modelo digital, em que camadas de um determinado material (filamento) vão se sobrepondo, camada por camada, até chegar ao formato do modelo digital. Quais são os impactos desta aplicação em postos de trabalho e cadeias de “produção tradicional”?  Imagine esta aplicação na fabricação de peças para máquinas industriais. Considerando o fluxo completo, toda a cadeia é extremamente impactada: suprimentos, logística, financeiro, almoxarifado, fornecedores… Novos postos são criados com a aplicação desta tecnologia, e outros são eliminados com o uso dela. Considerando as exigências e o tempo para a qualificação para as novas funções, o gap entre demanda e preparo é gigante. Por este aspecto, há quem considere a tecnologia uma vilã. 

Por outro lado, aplicação da impressão 3D na área de saúde permite tratamentos mais rápidos e baratos. Um exemplo que já é real é a fabricação de próteses, veja neste vídeo de 3 minutos o trabalho de Mick Ebeling, da ONG Not Impossible:  https://www.youtube.com/watch?v=ol19tt3VWhQ

Vilã ou aliada? São as nossas habilidades humanas que puxam o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia: criatividade, imaginação, empatia, ética e emoção!  É o ser humano quem vai definir como a tecnologia será utilizada. Qual é o seu papel em tudo isso? 

Insira um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *